Especial raças: Pastor Alemão
- gerenciadordaessen
- 11 de jan.
- 2 min de leitura
O pastor alemão foi criado principalmente para ser cão da polícia, guarda e trabalho militar por causa da sua força, inteligência, versatilidade e natureza obediente.

Por suas características leal, confiante, corajoso e firme, essa raça se popularizou entre os tutores.
Esta raça é considerada com uma incidência baixa de doenças oftálmicas, algumas costumam afetá-los.
Ceratite pigmentar:
É uma doença da córnea progressiva, inflamatória e auto-imune. Os sinais clínicos comuns incluem pigmentação (coloração marrom), vascularização e opacificação da córnea. Essas alterações na córnea podem levar a cicatrizes e podem evoluir para deficiência visual severa ou cegueira em casos graves. Cães que vivem em grandes altitudes e áreas muito ensolaradas são frequentemente mais afetados com a doença.
O corpo direciona uma resposta imunológica inadequada contra os tecidos da córnea. A grande maioria dos casos pode ser tratada com medicamentos tópicos que impedem o progresso da doença e amenizam as sequelas à córnea. Esta condição exige tratamento ao longo da vida. Casos mais graves necessitam de cirurgia e da terapia com o uso de radiação beta. Óculos de sol para cães são uma opção para reduzir a exposição solar ajudando no controle da doença.
Atrofia progressiva da retina:
Esta doença é caracterizada pela perda progressiva da função retiniana externa e desaparecimento das células responsáveis por captar a luz que chega à retina. A doença é de origem hereditária, ou seja, os pais possuem genes da doença e passam para seus filhos.
A atrofia progressiva da retina é percebida através de algumas alterações no comportamento do pet. Quando a doença começa a evoluir, a primeira dificuldade no cão é enxergar durante a noite ou em locais com pouca luminosidade. É comum presenciar o cão batendo a cabeça contra objetos.
Não há tratamento para a doença e a condição é considerada irreversível, mas é indolor.
Distrofia de córnea:
É um distúrbio hereditário que não é acompanhado por inflamação corneana ou doença sistêmica. Aparece clinicamente como opacidades branco-acinzentadas ou perolizadas na córnea. A condição é bilateral e frequentemente tem aparência praticamente simétricas com variações no tamanho, forma e densidade das opacidades, podem ser progressivas e causar déficit visual. Em geral, distrofias corneanas não respondem ao tratamento medicamentoso tópico, lesões mais graves podem ser removidas cirurgicamente.
Catarata:
É o aumento de uma membrana no olho do cão, causando opacidade, perda parcial ou total da visão. Os sinais aos quais o dono deve estar alerta são a cor esbranquiçada do olho (na região da pupila) e os sinais de diminuição da visão do animal (desorientação, esbarrar em paredes, etc.).
O único tratamento para a catarata é a cirurgia, no qual o cristalino é removido por um aparelho específico através de um procedimento chamado de facoemulsificação, técnica mais indicada e moderna atualmente.
O diagnóstico preciso e precoce das doenças oculares através de equipamentos específicos permite estabelecer o tratamento adequado para o paciente, aumentando as chances de preservar a visão. Portanto, a qualquer sinal de anormalidade, não deixe de nos procurar.
E lembre-se: qualquer alteração no comportamento do seu melhor amigo, procure imediatamente um médico veterinário.
Agende sua consulta e ofereça a quem tanto ama, saúde para vi.ver com amor.
Comments