Especial Raças: Pastor de Shetland
- gerenciadordaessen
- 12 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Muitos podem confundir o Pastor de Shetland com a raça Collie, com sua aparência de pelo liso e focinho comprido. Originário da Escócia, o Pastor de Shetland é considerado uma das 10 raças mais inteligentes do mundo, além de ser um cão dócil e gentil.

Por ser um cão natural de países frios, ele possui uma pelagem dupla, o que exige bastante cuidado por parte dos seus tutores. Mas além disso, outros cuidados são importantes, incluindo cuidados com a visão. Duas doenças são mais propícias a atingir esses animais, a atrofia progressiva da retina e a Anomalia do olho do Collie (Collie Eye Anomaly – CEA).
➡️Atrofia progressiva da retina: é a degeneração dos neurônios responsáveis pela formação da imagem através da captação da luz (fotorreceptores), que pode levar o cão à cegueira. É uma doença que não tem cura, mas é importante manter o acompanhamento. Ela é difícil de ser percebida, por isso observar sinais que o animal demonstra é fundamental, como dificuldade de locomoção à noite, começa a se bater em móveis ou outros obstáculos, fica mais quieto, enfim, qualquer alteração no comportamento do animal deve ser observada.
➡️Anomalia do olho do Collie (Collie Eye Anomaly – CEA): é uma doença hereditária na qual o animal apresenta o desenvolvimento inadequado da coroide, que é uma fina camada de vasos sanguíneos que fornece oxigênio e nutrientes à retina. Ela pode ser diagnosticada através de exame oftalmológico, principalmente entre 5 e 10 semanas de vida. Através dele é possível ter o diagnóstico precoce, porém não tem como saber se sua evolução será lenta ou rápida.
⚠️ É importante sempre agendar consultas oftálmicas periódicas para o seu pet.
Saúde para vi.ver com amor.
Vet. Oftalmo Maíra Haase
Atendimentos em Porto Alegre
Para agendar uma consulta oftalmológica veterinária, envie uma mensagem no número:📲 (51)98638-7079.
Commentaires